Como funcionam realmente as dietas detox?


Eliminar toxinas, drenar o corpo, emagrecer, melhorar o estado de ânimo… para muitos, as dietas de desintoxicação proporcionam inúmeros benefícios para o organismo. Mas será que realmente funciona?


Certeza que você já ouviu falar das dietas detox ou depurativas, cerca de regimes que se baseiam em jejum combinado com batidos de frutas e verduras e outros produtos especiais. Os defensores destas dietas asseguram que, reduzindo as quantidades de comida e beber estes sucos, purificaremos nosso corpo e seremos capazes de tirar as toxinas geradas pelo estresse e os maus hábitos alimentares, assim como também poder para perder peso de forma rápida, e de passagem, reduzir as nossas dores de cabeça, astenia ou prisão de ventre. Soa bem, mas, será que realmente precisamos de desintoxicarnos?


Tecnicamente, uma toxina é um “veneno ou substância química” que tem efeitos nocivos e que pode chegar ao nosso organismo através de várias vias, como os medicamentos, o tabaco (em caso de fumar), o álcool, os alimentos em mau estado e demais tratados, ou a água contaminada por bactérias. Mesmo assim, o nosso corpo está preparado para processar essas substâncias do fígado, eliminándolas com a respiração, suor, urina ou fezes. Então, como as dietas de desintoxicação funcionam? Se você sente que em seu corpo há uma sobrecarga de substâncias nocivas e tinhas pensado em recorrer aos famosos sucos e shakes milagrosos, desculpe dizer-lhe que, apesar de serem saudáveis, você deve combiná-los com uma alimentação saudável e um pouco de exercício para que funcionem.

E é que as conotações que podem estar associados às dietas de desintoxicação (détox) de depuração e limpeza não favorecem o funcionamento do fígado, nem aceleram a eliminação de toxinas, senão todo o contrário. Por quê? Se pela manhã nos privamos de nutrientes e, consequentemente, a energia que precisamos para funcionar, o que estaremos fazendo é acelerar as vias metabólicas para obter energia a partir da gordura acumulada, em lugar da glicose. E para a obtenção de energia, a exemplo do que ocorre nas dietas proteícas, o corpo cria resíduos nocivos que podem colocar em risco a nossa saúde.

E se eu quiser perder peso?


As dietas de desintoxicação também foram muito recomendadas para perder peso de forma eficaz, embora hoje ainda em falta de evidência científica e podem ser um problema a longo prazo. Nós explicamos com um exemplo: imagine que durante algumas semanas, seu chefe decide reducirte o salário drasticamente. Com esse novo salário inferior, de certeza que teria sérios problemas para chegar ao final do mês. E o que você faria? OGastarías como antes ou faria o possível para gastar menos? Estamos convencidos de que intentarías poupar de onde pudesse para poder ir em frente. Pois bem, o corpo faz exatamente o mesmo. Se reduzimos a ingestão de nutrientes e energia, nosso corpo também irá reduzir a sua despesa. Dito de outro modo, ele tentará executar as atividades de sempre, mas com um mínimo de consumo de energia.


Assim, se começarmos a ser mais rigorosos em nossa dieta e a jejuar, o que conseguiremos é que com o tempo o nosso organismo se acostume a esse desenvolvimento e que cada vez precisamos fazer mais restrições para poder perder peso, algo que poderia ser perigoso para a saúde. Por isso, o nosso conselho é que você aposta por uma alimentação saudável e que não prives ao seu corpo os nutrientes e energia que você precisa. Sim, você pode incorporar os ricos batidos a sua dieta, mas sem renunciar aos restantes alimentos. Sem dúvida, será a melhor forma de eliminar as toxinas e a perder peso de forma saudável.


Artigo elaborado pela equipe de Nutricionistas-Nutricionistas de Menja sa para enfemenino.


20 ideias de sucos saudáveis que ajudam a emagrecer


Para mais dicas de como perder peso com saúde, acesse: https://oblogdapaty.com/quitoplan-funciona/