O auto-controle! 7 dicas para evitar os temidos compulsão em Natal


Nougat, champanhe, assados, frutos do mar… no Natal, a mesa está cheia de tentações e não terminar as festas empachado e com um quilo de mais é missão quase impossível. Então, se você quer acabar de uma vez por todas com os temidos compulsão de natal, coloque em prática essas dicas.


As refeições em família, as festas com os amigos ou jantares de empresa , são alguns dos momentos mais perigosos de Natal no que à saúde diz respeito. Também não podemos esquecer os bolos, o peru assado, o rolo torcido de reis ou o champanhe, e é que as celebrações são por excelência as datas em que sempre acabamos ganhando algo de peso à base de compulsão e empachos vários. Quer evitá-los? Então, pegue nota dessas dicas de alimentação!


1. Reduz o consumo de álcool


O excesso de álcool e refrigerantes açucarados não só somam calorias para as nossas refeições de natal, mas que, além disso, reduzem a capacidade de autocontrole e retardam a digestão, causando inchaço, gases ou azia. Por isso, recomendamos que tente tomar mais água, e que, no caso de não querer renunciar completamente às bebidas alcoólicas, optes pelo vinho tinto ou espumante, em vez de álcoois pesados e de maior graduação como o rum ou a genebra.


2. Toma algo leve antes do almoço ou jantar


Se você está segura de que você não vai poder salariais e conter com o almoço ou o jantar, experimente tomar algo leve uma meia hora antes de se sentar à mesa. Um punhado de nozes, uma infusão ou um iogurte sabor, por exemplo, se saciar e farão comer menos depois. Você também pode dar um pequeno capricho! Nada acontece se você tomar um pequeno e doce, mas não convém abusar). Assim, afrontarás a refeição posterior de uma forma mais sensata.


3. Compra das rações justas


É muito comum que uma compra excessiva em Natal acabe dando lugar a compulsão alimentar. Racionam de maneira sensata as quantidades que você compre e cozinhas, e assim, além de economizar, você evitará que se desperdícios de comida e não comer mais durante uma semana por causa das sobras. É um truque útil? Se és tu quem faz a compra, ir ao supermercado depois de ter comido sem pressa.


4. Use pratos menores


Como você deve comprar menos quantidades, se o que quer é evitar empachos também deve consumir menos rações. Parece lógico, não é? Tente usar pratos mais pequenos na hora de sentar-se a comer e deixa as bandejas e sobras na cozinha, fora de seu ângulo de visão. Isto irá ajudá-lo a controlar a quantidade de comida que ingere e a evitar a sensação de gula própria dessas datas. Ou você também pode optar por preparar pratos mais saudáveis, diretamente! Aqui estão algumas idéias.

30 jantar, que te ajudam a emagrecer © iStock

5. Come devagar e mastiga a comida


Geralmente, as refeições e jantares familiares se traduzem em comer de maneira acelerada e falar ao mesmo tempo. Se comemos rápido, não notaremos sensação de saciedade depois de tê-lo feito, e, portanto, comeremos mais. Algo semelhante acontece ao mastigar: se não for feita corretamente e fala enquanto isso, nosso estômago vai custar mais digerir a comida e notaremos perturbações digestivas como os temidos gases.


6. Não se pular refeições


Não falha. Sabe que vai passar com o jantar, assim que não come. Ou se um dia você atiborras, o próximo jejum, acreditando que assim compensarás os excessos. Erro! Pular refeições e fazer jejum prolongados para “equilibrar” a balança só produz o efeito contrário ao desejado, pois isso promove a síndrome de pouco saudáveis posterior, desacelera o metabolismo e produz um efeito rebote. A melhor opção para enfrentar o natal é que você realize pequenas refeições a cada 2 ou 3 horas, com alimentos com poucas calorias, a modo de ny, que lhe permitam controlar a sensação de fome.


7. Não deixe de lado o exercício


Talvez em plena natal não quiser passar a tarde na academia, mas você pode mantê-lo ativo de muitas outras maneiras. Que tal se, em vez de deitar-se no sofá para descansar a comida sales para dar um passeio pelas ruas decoradas? Embora não nos demos conta, levando-nos queimamos calorias. Por exemplo, percorrer um mercado de natal ou ir às compras durante 3 horas lhe permite queimar umas 550Kcal, o mesmo que em uma classe de crossfit de 40 minutos! Além disso, nestas datas , as cidades se enchem de luzes que convidar a passear.


Como recompensa por cuidar-se, aqui deixamos alguns descontos de diferentes marcaspara suas compras de natal. Aproveite!