Razões por que seguir uma dieta flexitariana


Nos últimos tempos, é muito comum o flexitarianismo, uma variante do vegetarianismo em que se come carne de forma pontual, e que tem grandes benefícios para a saúde. Será que você Nunca ouviu falar disso? Pois aqui você tem tudo o que você precisa saber para seguir esta dieta.


O Dieta flexitariana? O que é isso? Provavelmente, é a pergunta que muitos se fizeram ao ler o nosso titular. Em um mundo em que está mais na moda do que nunca, ser vegano ou vegetariano surgiu este tipo de dieta para lhes fazer concorrência. A dieta parte de uma premissa muito simples: muitas pessoas costumam tomar muito mais carne do que frutas e verduras, o que pode levar a acarretar problemas do coração e outro tipo de doenças. Então, por que não dar a volta?


A dieta flexitariana opta por ter uma dieta quase vegetariana (cuja motivação é principalmente a saúde), mas sem abrir mão de comer um hambúrguer ou um filé de frango de vez em quando para não ter nenhum tipo de carência alimentar. Vamos lá, você pode ir familiarizando com estes alimentos, que seriam a grande parte da base de sua alimentação.

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Em resumo, a dieta flexitariana é muito parecida com a vegetariana, mas com armadilha, já que pode comer carne e peixe em pequenas quantidades. Desta forma, não terás as carências que sim criam os vegetarianos e, claro, você vai perder peso pouco a pouco e de uma maneira saudável. Quais são os riscos e benefícios desta dieta? Contamos-lhe tudo o que você precisa saber.


1. Aumenta a esperança de vida


A dieta flexitariana é boa para a saúde e aumenta a esperança de vida, já que se consome fibra, carboidratos e antioxidantes, principalmente. De acordo com um estudo realizado, os flexitarianos vivem três anos e meio, mais do que as pessoas que comem normalmente grande quantidade de carne. Como Todo o mundo quer viver eternamente, não? Pois do que está à espera!

50 alimentos que se prolongarão a vida © iStock

2. Diminui o risco de câncer e outras doenças


Atualmente, o consumo excessivo sublinhar essa palavra) de hambúrgueres, costeletas de cordeiro ou o bife não estão fazendo um grande favor a nossa saúde. De acordo com um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, a carne vermelha aumenta o risco de câncer, infarto e outras doenças vasculares. Portanto, comer frutas e legumes, que é no que se baseia a dieta flexitariana, não só vai fazer você se sentir mais saudável, mas que realmente você estará ajudando a sua saúde.


3. Ajuda a perder peso


Os vegetarianos emagrecimento por alimentar-se de frutas e legumes, no entanto, tendem a ter um índice de massa corporal abaixo do recomendado. Os flexitarianos vão baixar de peso devido ao consumo de frutas e legumes e, além disso, manter uma alimentação mais equilibrada ao consumir carne de forma pontual. Outra grande razão para seguir esta dieta! Siga estas dicas de alimentação e combinado com a dieta flexitariana conseguirá todos teus objetivos…


4. É melhor para o meio ambiente


Consumir mais frutas e legumes significa que comprar menos comida animal por animal, o que beneficiaremos ao meio ambiente, já que são necessários mais recursos ambientais para criar animais para cultivar plantas. A população mundial está crescendo cada vez mais e acredita-se que com os anos não será suficiente carne e peixe para alimentar todo o mundo. Portanto, passamos já para os vegetais.


5. Carne e peixe de melhor qualidade


Os que comem carne e peixe habitualmente tendem a comprar produtos mais baratos, o que faz com que sejam de pior qualidade. No entanto, se você come carne com menos frequência, não se importa de gastar um pouco mais e comprar produtos de maior qualidade, que serão melhores para sua saúde e, claro, para o seu paladar. Tudo são vantagens!


Você se convenceram esses motivos? Se quiser saber cada quanto tempo você come carne em uma dieta flexitariana porque você se anime a seguir, eis alguns passos para seguir o plano…


O que há que fazer para ser flexitariano?



  • Compra um livro de receitas: Às vezes, comer apenas vegetais e frutas pode ser um pouco monótono. Compra um livro de receitas para sair do habitual e cozinhar os pratos mais saudáveis e originais.


  • A carne para comer um ou dois dias por semana: Para seguir uma dieta flexitariana só pode comer carne de um ou dois dias por semana e, além disso, deve ser carne de qualidade. Experimente comer carne na segunda-feira para começar a semana com energia e um dia do fim-de-semana, por exemplo.


  • Toma as proteínas necessárias: As leguminosas e os cereais são uma boa opção para aumentar o consumo de proteínas e substituir a carne.


  • Coloque uma atenção especial ao consumo de frutos secos: Não consumas frutos secos em excesso, já que podem interromper o controle de seu peso. Teste com sementes de chia, totalmente recomendados para uma dieta equilibrada.


  • Consome ferro, ômega 3 e vitamina B12: Toma ovos, legumes e vegetais de folha verde que contêm muito ferro. Para a vitamina C teste com os citrinos. Não se esqueça das saladas ou os pimentões. Para a vitamina B12 consome produtos lácteos.

Existe algum risco para a saúde?


Não. Já que é uma dieta equilibrada que não se retira nenhum alimento básico. No entanto, não se esqueça sempre de consultar um médico antes de começar uma nova dieta, especialmente se você estiver grávida ou se tiver algum problema de saúde.


E, claro, faça esporte!


Outra coisa que nunca se deve esquecer é o esporte. E não nos referimos somente a sair em três dias na semana para correr ou andar de bicicleta, ou que você se matar na academia. Trata-Se de combinar algo de desporto com hábitos saudáveis, como subir as escadas a pé, passeios, evitar os elevadores… ou seja, manter-se ativa. Aqui tem mais dicas para uma vida saudável.


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