Saber escolher e usar um impedanciómetro


A resposta é Sim! Em nossa batalha contra os quilos a mais que temos um grande aliado. Com a impedanciometría poderemos saber, de forma precisa, a quantidade de gordura e músculo do nosso corpo, entre outras coisas. Assim, quando você vai perdendo ou aumentando o peso saberá se o que você está fazendo de forma correta. Quer saber mais? Explicamos-Te os pormenores deste método.

O que é a impedanciometría?

A impedância bioeléctrica ou BIA permite medir com facilidade e precisão a nossa composição corporal.

Este método baseia-se na particularidade que tem a gordura de se opor à passagem de corrente elétrica, algo que não acontece com os tecidos musculares. Ao passar uma corrente elétrica de baixa intensidade pelo corpo, pode-se medir o nível de gordura: quanto maior é a resistência à corrente bioeléctrica, maior é o nível de gordura.

Os profissionais (médicos, nutricionistas, etc.) utilizam diversos aparelhos para levar a cabo este método. Pode ser feito através de vários eletrodos que são colocados em várias partes do corpo, ou através de uma balança que tem umas placas para as palmas das mãos e plantas dos pés. Também existem balanças para casa, cujos eletrodos fazem a medição através dos pés. Em todos os casos, é enviada uma corrente de baixa intensidade e o aparelho mede quase que de imediato não só o peso do corpo, mas as percentagens de gordura, músculos, água e ossos. É rápido, preciso e, acima de tudo, indolor.

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Para que serve?

Quando queremos emagrecer, seja por razões estéticas ou de saúde, muitas vezes, tendemos a nos concentrar em peso. Mas o peso integra todos os componentes do corpo sem distinção, ou seja: os líquidos (sangue e água), os músculos, a pele, os ossos, as vísceras, os órgãos e a gordura. Por isso, pode ser magro, mas mesmo muito, porque se tem muito músculo, ou porque ficamos com água.

Conhecer o nível de gordura permite saber se temos uma necessidade autêntica de fazer dieta para emagrecer e avaliar se esta dieta é eficaz. Em resumo: permite controlar o peso com grande eficiência.

Como utilizar?

– A escala de impedanciometría parece uma balança clássica, se bem que a diferença se nota no preço (variam entre os 40 e os 200 euros. Quando a comprou deverá inserir em seu pequeno computador a sua idade, a altura e o sexo. Em seguida, basta apanhares o prato, colocar bem os pés e esperar que os diferentes valores apareçam.

– Você deve pesarte sempre à mesma hora e com os pés descalços. A importância desta regularidade se deve a que o peso do corpo e o nível de gordura variam ao longo da jornada. Pela manhã, assim que acordamos, a água ainda não foi distribuído pelo corpo: à medida que vai se desenvolvendo a atividade diária, é distribuído pelo corpo de forma regular, o que implica uma melhor condutibilidade elétrica. Por esta razão, e com o objetivo de constatar as variações reais do nível de gordura, é preferível comparados ao começar a fazer-se de noite.

– Para saber se você tem um percentual de gordura adequado, existem umas tabelas genéricas em que você pode basarte:

  • Mulheres: de 18 a 39 anos = 21-32 % de nível de gordura; de 40 a 59 anos = 23-33 % de nível de gordura; de 60 a 79 anos = 24-35 % de nível de gordura.
  • Homens: de 18 a 39 anos = 8-19 % de nível de gordura; de 40 a 59 anos = 11-21 % de nível de gordura; de 60 a 79 anos = 14-24 % de nível de gordura.

Existem casos particulares?
Para começar está desencorajado em pessoas com um estimulador cardíaco ou com qualquer outro dispositivo intracorporal porque, embora seja ainda muito fraco, esta técnica trabalha com corrente elétrica. Também é aconselhável para mulheres grávidas.

Dado que os atletas possuem um metabolismo alterado e uma densidade muscular forte que aumenta a resistência eléctrica do corpo, a grande parte dos aparelhos incluem um modo de “atleta”, que utiliza uma forma particular para calcular a composição corporal. Deste modo, vale a pena utilizá-lo quando se começa a fazer uma atividade física que se prolongue por mais de 10 horas por semana.